@ Dis-cursos






Translate



27 dezembro 2008

What is art??

Sobre Arte


Ententer o que é arte é uma das tarefas daqueles que se entregam a esse ofício. Ao meu ver, arte é entrega, dedicação. Entrega, no sentido do que é mais íntimo e subjetivo e pertencente a alma. O que define um artista, senão esta sua possibilidade de gôsto e prazer pela vida, incluindo todas as suas angústias e indagações, e o quanto ele reflete sobre seus conteúdos.
Sabemos que Michelângelo foi um genio mas porque o foi? Eu acredito que ele o fez por amar a vida. O quanto desta porção está em seu trabalho, nesta entrega. O “ser” artista está saber entregar-se e, no que de sua personalidade faz de mais autêntico.
Autêntico e sincero, no sentido de intuir uma emoção verdadeira, criativa e inteira naquilo que se faz, mas não é apenas a emoção que move todo um sonho, essa autenticidade está em agir , na ação de levantar o pincel e construir.

Arte é vida amorosa em estado permanente de paixão ,que se prolonga em afetos e desafetos, em razões e argumentos a este amante incrustado de exigências.
Há artistas que gostam do que fazem, mas há os que amam, se apaixonam e morrem por seu amor. E arte é movida por esta busca, saber-s e encontrar dentro de si esse algo verdadeiro, puro, essencial e só seu.

Arte não é apenas o que se vê em museus, galerias, vitrines. Arte é este amor que se lapida toda manhã, que se coloca naquilo que se faz e o diferencia, porque arte é um amante exigente, precisa de vocação e empenho, liberdade de ser e sentir, é sempre sútil e delicada, porque não é técnica ou aprimoramente, não é racional no sentido apenas do pensamento, mas é sempre algo que existe nos meandros de nossa personalidade e nos alimenta, e se manifesta como autenticidade.

E, desta autenticidade, creio eu, que se faz arte. Porque arte é como um amante, uma marca, um símbolo de encontro com o si-mesmo e o manifestado ,e portanto construído deste encontro.
Um desenho, por exemplo, pode ser bom, não porque ele é perfeito ou pleno de técnicas , mas porque nele enxergamos algo verdadeiro, e nisto ele é belo e inexplicável, porque a relação amorosa do objeto e do artista se fundem e interagem neste vir a ser arte, e transmite este algo que é este misto
de amor e ação.
~~
texto e colagem: JU Gioli

2 comentários:

Sohbet disse...

happy new year
thank's
sohbet
chat
sohbet odalari

Gaspar de Jesus disse...

Olá JURACY
Belas postagens!
Excelente começo de 2009!
Apreciei particularmente esta sua colagem e este seu Texto.
Parabéns JU, e muito obrigado pela gentil visita.
G.J.

@@@@@@ Blogs



Anotações diárias