@ Dis-cursos






Translate



01 dezembro 2009

Comunicado I ( Primavera de 2009)

@ Dis-cursos:
Blogar: - é um ato. Como um teatro, para infinitos personagens, com fileiras de poltronas, mas sem ingressos ou paredes.

Uma primorosa sedução praticada por um diretor em cena, não apenas em busca de satisfação mútua ( todos querem elogios) mas também um ato consciente de uma vida solitária de representar suas ideologias.

Toda representação exige troca: publicamos nossas ofertas ( Postagens), para tocar na revelação do nosso próprio espelho. Unidos e limitados por um cordão umbilical do mouse, que define nossa fronteira, pelo número de amigos virtuais desta investida.

Todo blog é um palco. Não somos atores inocentes. Por trás de nossas janelas solitárias, ensaiamos, esperamos, sofremos nossas angústias.

Nosso ser, assim construído compactou-se neste ponto dimensional do virtual. O exterior está exposto neste quadrado surreal, cristais geométricos, entre luzes e asteriscos de sua matemática.

Embebe-se diante dos meus olhos uma anarquia ontológica: o que sou diante deste palco? Um contínuo espaço/luz das minhas imagens. Eu fiz sua arquitetura, eu coloquei um véu, onde coloco as luzes e as sombras?

Estou seduzida por essa construção. Somos seduzidos pelas entrelinhas satânicas & nebulosas destas possibilidades. Somos seres curiosos e erotizados pelas imagens.



Este ser “virtual” tornou-se algo, nasceu de uma identidade assim construída; um pedaço de si desmembrado, sugerindo um outro nascimento, duplicou-se – agora, ele é outro, no reino de sua formação, multiplicou-se de possibilidades neste mundo impresso. Uma alma diversa, com um código “genético” de senhas e perfis, que se alastram, contaminado pelo vírus, entrou num jardim das delícias – ele criou o seu reino, seus seguidores, uma rede outsiders.



Porquê Blogar ? – porque funciona. Funciona e seduz este ser outro – neste modo de ver, corre um elixir secreto- uma busca de ouvintes desfilam por suas epifanias particulares, porque capturamos presenças, e quando acordamos , estamos satisfeito, criou-se um  público.



Blogs – é um espaço híbrido, que exige muitos tons e ambos envolvem o “ser humano”, esse ser misterioso, anarquista, mágico, que sabe revelar e ou guardar, que passa adiante suas utopias, por um segundo de eternidade, afinal todo palco tem cortinas que revelam suas cores, ou escondem seus defeitos... essa é a sua dialética. E, todos participamos desta colonização em massa, contribuindo para uma nova bloganville.


texto:   JU Gioli





14 comentários:

Maria Augusta disse...

Muito lindo, você traduziu de forma muito bela e poética este ato que realizamos com tanto prazer e que funciona como um ímã nos atraindo para o mundo virtual. Seu fascínio está realmente nesta possibilidade que ele nos proporciona de estar no centro do palco e de receber os aplausos.
Como também estou falando do mundo virtual neste momento (parece que a blogosfera está fazendo sua auto análise rs), vou colocar um link para cá.
Um grande beijo.

Anônimo disse...

Jura,

já tinha lido, colado e levado para ser postado amanhã no Varal, dada a importância do texto, e esqueci de comentar!
Esta de parabéns! APLAUSOS!!! Bravo!!

myra disse...

muito bom, muito verdadeiro, e acho que todos os seres solitarios, em realidade ou nao, gostamos de ser lidos, vistos, escutados, aplaudidos e etc.:)))))
a mim me faz muita falta as minhas exposiçoes, e seus comentarios e aplausos, e criticas boas ou ruins, algo...agora, nada..mas continuo pintando como sempre porque em primeiro lugar, gosto de fazer, e depois porque nao sei fazer outra coisa, mas agora que encontrei esta forma de "falar" estou adorando, mesmo si nao tenho aplausos, entao, aplaudo aos meus amigos, que aqui encontrei!
sim, acho que todos os artistas, somos um pouco narcissistas :) ou nao???
beijos, minha querida

lis disse...

Um olhar bonito sobre o blogueiro e seu ato de blogar.E vamos assim ,de distntes janelas, a ler o outro, imitar se gostamos , aplaudindo , se sentindo íntimo, sem nunca talvez se encontrarem. isso é um pouco mágico sim.
Adorei.
Abrços

ma grande folle de soeur disse...

Reflexão muito interessante. Bom neologismo esse do "bloganville". Beijinhos.

ma grande folle de soeur disse...

Reflexão muito interessante. Bom neologismo esse do "bloganville". Beijinhos.

Alexandre Kovacs disse...

JU, lindo texto sobre esta louca cidade que você bem apelidou de "bloganville"! O blogueiro é um solitário sem dúvida, mas que convive com um público que talvez nunca conseguisse reunir no mundo "real". Sei que, sem o auxílio desta ferramenta, não conheceria pessoas como você que considero totalmente reais. Esta foi mesmo uma postagem digana de um analista...

Elma Carneiro disse...

JU Gioli
Gostei muito do seu texto carregado de uma reflexão profunda e extremamente poética. Coisa da alma de um artista, e o clima ficou melhor ainda com a sua música que não agride e nem assusta quando entramos em seu espaço, mas nos transmite serenidade e paz.
Parabéns pela sua arte.
Beijooo

james emanuel de albuquerque disse...

Perfeito.

Um abraço.

Jorge Pinheiro disse...

Não posso estar mais de acordo. Estamos perante um acto teatral, em que as cortinas virtuais sobem a cada post. Sempre queremos a nossa exibição, esperamos palmas e encores.

Mena G disse...

Um texto tão REAL que me faz esquecer do virtual que existe em cada blogue.Não sou muito de comentar mas, desta vez, não poderia deixar de o fazer. Até porque visito esta página muitas vezes. Um texto fantásctico.

Lina Faria disse...

Perfeito teu texto. Bela análise!
Que seja uma blogville, nunca uma
dogville...
bjs,
lina

jugioli disse...

Queridos amigos obrigado pelos comentários .

Ontem precisei dar uma parada na minha rotina, e só agora vejo aqui as reflexões.

obr.

sonia a. mascaro disse...

Uma bela reflexão poética sobre o ato cotidiano de blogar.
Bjs.

@@@@@@ Blogs



Anotações diárias