@ Dis-cursos





Translate

07 dezembro 2009

Mínima hiatal

Eu e a minha azia, vivíamos em paz e concórdia; mesmo assim, essa pequena saliência insultuosa ( ver Hérnia de hiato) produzida no esôfago, estava presente, fazia-se sentir todos os dias. Além disso, não me dava sossego com o que eu ingeria. Era manhosa, sedutora das minhas vísceras, produzindo esse líquido ácido, impedindo de eu ir adiante nos meus sabores. Ajeitava-se no seu espaço, dava aos ombros algumas vezes, e assim remexia-se, mas deixava- me em paz.
Estávamos em cumplicidade solitária já há alguns anos, até o dia ( 3.12.09)  de uma “endoscopia”, numa fria sala de exames; farejaram em mim essa conhecida, revelando sua face. Naquela altura, sentia dores e, às vezes, não me deixava dormir.
Percebi, que para o médico, aquela natureza monolítica de uma amizade, não deveria existir. A sua graduação no tema foi a palavra final, na decisão de extrair, subjugar, extirpar, regularizar, e enfim: - operar em laparoscopia.
Quando me desfiz da sensação de ser um peso, deus me livre quase morta sobre a maca, e me transformar novamente num ser humano às voltas com a altura mais favorável do travesseiro, e mesmo separada pelo abismo de uma profunda incompatibilidade metafísica, parada e silenciosa em meu estado catatônico, estava feliz. Percebi que a chuva desta época do ano, continuava intensa e no fervor do verão. Tudo escorrendo pelas vidraças, transmitindo a sensação de veludo macio no sono infindável desta minha felicidade, misturada a dose letal de anestesia para um corpo que cai enfim ao seu leito,e se despede de uma velha amizade.



-Então, amanhã você está de alta.
Foi o som, que o meu especialista graduado, com olhos filosóficos espalhou pelo quarto.
Apenas olhei para ele e dormi novamente, como um anjo.



Os rastros desta “amiga” ficaram na minha pele, cinco furos distribuídos e eqüidistantes na dimensão corpórea, parecendo beliscões bem dados nas minhas vísceras retorcidas, e concordo em dizer que ao ser extirpada, regulada, redimensionada, não deixou atrás de si nenhum jardim das delícias, mas uma ruptura trágica entre a existência e a dor, que deu início a uma longa e fatal discussão do meu novo ser, reiterando à lei da entropia, do como tudo o que existe no espaço- tempo do corpo, acabam por fazer parte dele.
E, assim  vivi, nessa mínima hiatal, uma separação entre a consciência e o corpo em sua futura transformação,  na lição de  experimentar o inevitável: - o  de ter que "desacelerar" (mesmo) para ver a importância do tempo em cada "miléssimo" dos seus segundos.





Hérnia de hiato: profusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal. Existi um músculo que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração pode provocar o refluxo gastroesofágico e, conseqüentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato.



JU Gioli

13 comentários:

Tuca Kors disse...

Desejo a você saúde, saúde, saúde!
um beijo.

expressodalinha disse...

Marcas de um tempo sem azia.
Tenho um amigo que sofre horrores mas não é operável (diz ele!). As melhoras. O corpo é sempre bonito quando a alma é. Beijos.

expressodalinha disse...

A propósito, grande descrição. Até senti o bisturi a entrar...

jugioli disse...

...em recuperação

Selena Sartorelo disse...

Olá Ju,

Se esse texto está maravilhosamente bem escrito é porque está em recuperação, então o que não devo esperar quando estiver restabelecida.
Já li poesia de pernilongo, cemitério, elementos sem censura, gesto e muitos sentidos dos sentimentos mas ainda nunca tinha lido uma poesia de hérnia de hiato.

Cartas do pensamento

Lembrei das dores que ouvi e nem tanto das que senti.
Fui levada de volta ao hospital e aquele cheiro de éter invádi minhas narinas, mas sempre me mantive consciente que sobre isso nunca soube e ainda não sei se saberia escrever.
Sobrevivi e por tantas vezes num pequeno espaço de tempo renasci.
Todo momento a vida senti nesse lindo texto que li.

beijos

Maria Augusta disse...

Ju, esta "amiga da onça" se foi e você se despediu dela com este teu belo texto. Você tem razão nestes momentos nos quais somos obrigados a desacelerar é que entendemos a importância de cada segundo da vida.
Te desejo uma rápida recuperação.
Um grande beijo.

myra disse...

coitadinha...mas vai recuperar rapido, e te desejo mais que tudo SAUDE!!! SEMPRE!!!!
e sabe voce escreveu descreveu tao bem!
parabens e outra vez Saude, minha querida,
beijosssssssssss

Georgia disse...

Ju, que lindo texto para especificar a sua amiga companheira de tantos anos, rs.

Boa recuperacao e boa saúde.

Com essas festas chegando, este ano quem sabe você vai aproveitar melhor os sabores.

Um grande abraco

Gaspar de Jesus disse...

Cara JURACY
Vejo que se submeteu a uma intervenção cirúrgica para se libertar de uma "incómoda amiga". Até aqui tudo normal, este tipo de coisas acontece às Pessoas, até mesmo às Melhores Pessoas como é o seu caso. Agora o que eu quero enaltecer é a sua capacidade de escrita! A forma como escreve na primeira pessoa, é LINDA!
Formulo os melhores votos de uma franca recuperação. Concordo com o Jorge Pinheiro quando ele diz que, com esses cinco furinhos o seu corpo continuará bonito, dado que a Alma já o é!
Beijinho
Gaspar de Jesus

sonia a. mascaro disse...

Ju, desejo uma ótima recuperação!

Bem interessante este seu texto, traçando os caminhos e descaminhos dessa presença que atrapalhou tantas vezes o desfrutar de diversos sabores.
Beijos e uma ótima semana.

myra disse...

mais e mais saude e um montao de beijos!!!

jugioli disse...

Tuca,
Expresso, Selena, Maria Augusta, Myra, Georgia, Gaspar, Sonia:- a possibilidade de troca e de afetos sempre um dos melhores remédios para a vida.

Obrigado.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

@@@@@@ Blogs

Anotações diárias